segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Dois escritos de Daniil Harms

Uma Hissstória

Era uma vez um homem chamado Semiónov. Aconteceu que foi passear e perdeu o lenço de bolso. Semiónov começou a procurar o lenço e perdeu o chapéu. Começou a procurar o chapéu e perdeu o casaco. Começou a procurar o casaco e perdeu as botas.
- Irra - disse Semiónov -, assim vou perder tudo. É melhor ir para casa.
Semiónov foi para casa e perdeu-se.
- Não - disse Semiónov -, é melhor sentar-me e esperar.
Semiónov sentou-se numa pedra e adormeceu.

*
Antes de entrar em tua casa vou bater-te à janela. Vais ver-me à janela. Depois entro em tua casa e vais ver que sou eu. Depois entro em ti e ninguém, além de ti, me verá ou reconhecerá.
Vais ver-me à janela.
Vais ver-me à porta.

Harms, Daniil, A Velha e Outras Histórias, Assírio & Alvim, Lisboa, 2007.


Sem comentários: